Sobre nós
A ESCOLA MUNICIPAL GUARDA ANTÔNIO RODRIGUES DO NASCIMENTO, situada à Rua das Violas, 45, Conjunto Jaguará – Bairro Taiaman – Uberlândia – M. G., em meados de 1979, funcionou na Rua Quimberlita, 157, Bairro Dona Zulmira, em casa cedida pela comunidade católica, com o nome de Pré-Escolar Caiapó. Já nos anos 80, teve suas atividades transferidas para uma casa alugada pelo município de Uberlândia situada à Rua Diabase, 207, Conjunto Jaguará, quando passou a denominar-se Pré-Escolar do Bairro Dona Zulmira.
Em agosto de 1988, a Escola teve suas primeiras instalações em prédio próprio inauguradas, constando de secretaria, sanitários, cantina, refeitório e três salas de aula, o que permitia atender nos turnos manhã e tarde um total de 6 turmas de alunos em idade pré-escolar.
Com o crescimento da demanda ocorrida nos anos seguintes, necessitou-se reformar e ampliar suas instalações. Em 1990 foram inauguradas mais 3 salas de aula, biblioteca, laboratório, sala de professores, novos sanitários, salas de Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Direção, cantina, depósitos e refeitório.
A partir desta data, teve seu nome alterado para Escola Municipal de Alfabetização Guarda Antônio Rodrigues do Nascimento. Em dezembro do mesmo ano foram inauguradas mais 2 salas de aula e dois sanitários específicos para jovens e adulto, que funcionava no horário noturno. Como a demanda continuou aumentando, em 1992 estas duas salas de aula passaram a atender também à pré-escola nos turnos manhã e tarde.
A Educação de Jovens e Adultos, em regime de Suplência noturna, funcionou até o ano de 1997, quando, por falta de demanda, foi encerrada, voltando a funcionar no ano de 2002, quando houve uma retomada na procura por esse tipo de ensino.
Com alterações ocorridas em 1998 nas responsabilidades de atendimento ao Ensino Fundamental, deixando progressivamente de ser responsabilidade do Estado e passando para o Município, esta escola iniciou o atendimento a alunos do ensino fundamental, especificamente 1ª série, como Escola Anexa à Escola Municipal Boa Vista, por não ter autorização para fazer este atendimento. Já no ano seguinte, já autorizada, através da lei municipal nº 7037 de 23/12/1997 e do parecer nº 1206/1998 da Câmara de Planos e Legislação da SEEMG, e Portaria 066/1999 da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, foi autorizada a atender ao Ensino Fundamental de 1ª à 4ª série, deixando assim a partir de fevereiro de 1999 de ser Escola Anexa à E. M. Boa Vista.
Com a evolução no atendimento do ensino fundamental, foi-se deixando de atender crianças em idade pré-escolar, vindo a encerrar esse atendimento dentro do prédio próprio em 1999, continuando o atendimento em uma só sala no horário da manhã anexa à Creche do Bairro Dona Zulmira, retomando este atendimento de maneira ampla em 2001, através de salas anexas nos bairros Martins e Dona Zulmira
Em 2001 com a mobilização para a construção da Carta de Princípios das Escolas da Rede Pública Municipal de Uberlândia, iniciou-se um movimento reflexivo sobre a função da escola para a sociedade atual. Estas reflexões subsidiaram a elaboração do Projeto Político Pedagógico, que visa atender ao disposto no artigo 12, artigo 13 – inciso 1 e artigo 14 – inciso 1, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
No ano de 2007 em respeito à legislação estadual, iniciou-se o ensino fundamental de nove anos, e ainda iniciou o atendimento às Dificuldades de Aprendizagem (ADA), o que é considerado uma evolução para o processo ensino-aprendizagem.
Foi evidenciado então a partir do ano de 2001 com a implementação do PPP e da Carta de Princípios a evolução da democracia, da autonomia de uma maior busca dos profissionais da educação pelos seus direitos e deveres.
Assinar:
Comentários (Atom)